Curiosidades

Tais resíduos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Este valor não parece tão alarmente, entretanto, ele represente 50 milhões de toneladas de resíduos desta espécie, jogadas fora anualmente; O Brasil produz, aproximadamente, 1% deste total, sendo uma quantia aproximada de 2,5kg por habitante. Vale ressaltar que a indústria de eletro eletrônicos está em expansão, e que a cada 6 meses, no máximo, grandes novidades surgem, levando uma enorme parcela da população a trocar seus aparelhos. Os avanços da modernidade facilitam a vida humana, porém, quando falamos em reciclagem, o Brasil está muito atrasado, apesar de sua Lei Federal estar em vigor desde 2010. Calcula-se que em 2018, aproximadamente, 110 milhões de novos celulares entrarão no mercado. E neste mesmo ano, teremos mais de 100 milhões de computadores vendidos. Desta enorme quantia, estima-se que apenas 4% serão devidamente descartados. Os demais serão guardados em casa ou descartados como lixo comum, agravando ainda mais o problema.

Volume do lixo em 2017

A produção de lixo eletrônico no mundo todo alcançou quase 49 milhões de toneladas métricas, sete quilos por cada habitante do planeta, no ano de 2016. Para 2017 o número aumentará 33%.

Para 2017 o volume anual de lixo eletrônico será de 65,4 milhões de toneladas, o equivalente a 200 edifícios como o Empire State de Nova York ou 11 construções como a Grande Pirâmide de Giza.